08/02/2022 15:50:01

Melhores Livros sobre Sustentabilidade

É inegável a importância da responsabilidade social na atualidade, selecionamos 10 livros que vão te ajudar a entender o tema.

Melhores Livros sobre Sustentabilidade

1

Sustentabilidade: O que é - O que não é

A sustentabilidade representa, diante da crise socioambiental generalizada, uma questão de vida ou morte. O autor faz um histórico do conceito desde o século XVI até os dias atuais, submetendo a uma rigorosa crítica os vários modelos existentes de desenvolvimento sustentável.

Saiba mais

Sustentabilidade: O que é - O que não é
2

Desenvolvimento sustentável: Das origens à agenda 2030

Este livro analisa o desenvolvimento sustentável do seu surgimento até o momento atual que tem na Agenda 2030 sua aposta mais ambiciosa e que resultou de um acordo com 193 Estados-membros da ONU. A Agenda contém 17 objetivos e 169 metas sobre erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação, saúde, água, saneamento, energia, mudança do clima, proteção aos ecossistemas e outras questões que precisam ser enfrentadas com urgência, a fim de transformar o nosso mundo, e a nós mesmos, para que o planeta seja a casa de todos. O livro apresenta os pontos centrais da Agenda e como eles se relacionam com a evolução e consolidação dos entendimentos sobre desenvolvimento sustentável. Também discute a sua adequação à realidade brasileira. É uma leitura imprescindível para quem deseja participar dessa grande transformação.

Saiba mais

3

Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa

Em 2030, estima-se que a população mundial terá alcançado o patamar de 9 bilhões. Isso significa que serão quase 3 bilhões a mais de pessoas consumindo uma variedade de produtos e serviços. Para lidar com a eminente exaustão de vários recursos naturais, aliada aos problemas decorrentes do excesso de resíduos gerados por um consumo dessa magnitude, impõe-se um novo paradigma de negócios: a economia circular. Em Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa, Catherine Weetman estabelece as bases deste conceito que vem ganhando força em todo o mundo. A autora oferece uma perspectiva estratégica para que empresas e organizações se ajustem a fim de enfrentar essa nova realidade. Indo muito além do conceito tradicional de sustentabilidade, passando por temas como economia compartilhada e outras questões pertinentes, Economia Circular é um verdadeiro mapa de oportunidades para as próximas décadas. Este é o primeiro livro em língua portuguesa com a devida extensão e profundidade que um tema dessa relevância merece. A economia circular é a nova arena na qual os mais diversos tipos de negócios estarão inseridos num futuro próximo. Portanto, esta é uma leitura indispensável para todos os profissionais e estudiosos do universo corporativo.

Saiba mais

Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa
4

Cidades e soluções: Como construir uma sociedade sustentável

Discutir as cidades para salvar o planeta! A maior parte da população mundial vive hoje nas cidades – essas aglomerações de pessoas e concreto em que sobram problemas e falta planejamento. A urbanização desordenada traz inúmeros desafios e uma certeza: não há solução para a humanidade que não passe necessariamente pela transformação das cidades. Escrito por André Trigueiro, jornalista especializado em gestão ambiental e sustentabilidade, Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável é um livro fundamental para o debate sobre o que precisa mudar para assegurar a sobrevivência do planeta. No ar desde 2007 pelo canal por assinatura GloboNews, o programa de TV homônimo se dedica a apresentar experiências capazes de melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades por meio do uso inteligente e sustentável dos recursos naturais. O acervo acumulado nos dez anos da atração inspirou a realização desta obra, que expande o conteúdo da TV ao oferecer dados, informações e abordagens inéditos. Dividido em nove grandes temas, o livro é construído com textos curtos e objetivos voltados aos públicos mais variados. Ao fim de cada capítulo, Trigueiro apresenta um resumo de entrevistas com personalidades de influência internacional, como Noam Chomsky, Al Gore, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Muhammad Yunus e Achim Steiner, entre outros. Há também a seção “Ecodicas”, que traz sugestões sustentáveis de fácil aplicação no dia a dia. O recado é claro: ou corrigimos o rumo, ou pereceremos. Nesse cenário, Cidades e Soluções é uma obra relevante e necessária. Mais do que isso, expõe que é nos tempos de crise, como a que vivemos hoje no Brasil, que a busca por alternativas se torna ainda mais urgente e valiosa, reforçando o poder dos bons exemplos e sua capacidade de disseminação. André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em gestão ambiental pela COPPE/UFRJ (onde leciona a disciplina geopolítica ambiental), professor e criador do curso de jornalismo ambiental da PUC-Rio. É editor-chefe do Cidades e Soluções, da GloboNews, e repórter da Rede Globo. Atua ainda como comentarista da rádio CBN, colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro e da Rádio Boa Nova, articulista da Folha de S.Paulo e do portal G1.

Saiba mais

Cidades e soluções: Como construir uma sociedade sustentável
5

Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes: Desenvolvimento Sustentável num Planeta Urbano

A obra oferece um panorama da sustentabilidade das cidades, abordando seus maiores desafios: questões ambientais, moradia, mobilidade, exclusão e segurança, oportunidades, governança. O autor propõe o debate de como tornar as cidades sustentáveis e inteligentes, apresentando os conceitos mais importantes do urbanismo sustentável, os novos paradigmas e exemplificando as iniciativas bem-sucedidas com casos reais.

Saiba mais

Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes: Desenvolvimento Sustentável num Planeta Urbano
6

Sustentabilidade: Gestão Estratégica na Prática

Livro "Sustentabilidade: gestão estratégica na prática *Conheça o MODELO GES e conecte LUCRO com IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS* Os americanos William Nordhaus e Paul Romer foram laureados com o Nobel de Economia de 2018, colocando a SUSTENTABILIDADE nas páginas dos jornais. Para a academia sueca, os dois premiados “ampliaram significativamente o escopo da análise econômica ao construir modelos que explicam como a economia de mercado interage com a natureza e o conhecimento”. Para nós, os novos conhecimentos significam mais um alinhamento com os conceitos e práticas explorados nesta publicação. O Modelo GES auxilia, na PRÁTICA, qualquer organização a realizar a gestão de SUSTENTABILIDADE de forma ESTRATÉGICA, integrando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Ou seja, conectando lucro e sustentabilidade. O livro provê informações sobre estruturação do Modelo GES e sobre como implantá-lo, gerenciando a mudança importante na cultura da organização e os conhecimentos novos que ele provocará.

Saiba mais

Sustentabilidade: Gestão Estratégica na Prática
7

Para entender o desenvolvimento sustentável

O novo livro de José Eli da Veiga, especialista em Economia Socioambiental e professor titular da Universidade de São Paulo, analisa a trajetória da noção de "desenvolvimento sustentável", desde sua emergência na década de 1980 até os mais recentes debates internacionais, culminando em 2015 na aprovação pela ONU da Agenda 2030 - Transformando Nosso Mundo. Defendendo a urgência de se conciliar crescimento econômico, preservação dos recursos naturais e igualdade social, o autor centra o foco naquele que considera o maior desafio do século XXI: a descarbonização da economia planetária.

Saiba mais

Para entender o desenvolvimento sustentável
8

Moda & sustentabilidade : Design para mudança

Nenhum produto recebe tanta divulgação e é tão analisado quanto o de moda. Mas a superconsciência sobre estilos, tecidos e cores não inclui o mundo por trás dos cabideiros, a tecnologia por trás do corte, a fibra por trás do tecido, a terra por trás da fibra ou a pessoa na terra. O verdadeiro impacto de nossas escolhas de vestuário quase nunca é considerado ou notado. Este livro revelador traz a reflexão sobre a criação de um modelo de mudança que oriente as atividades na indústria da moda.

Saiba mais
Moda & sustentabilidade : Design para mudança
9

Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor

Como definir sustentabilidade e assim possibilitar, em última análise, a prevenção de crimes contra o ambiente? São muitas as variáveis em jogo, e sempre haverá uma brecha em que se apoiar para cometer atos ilícitos. No entanto, em Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor, José Eli da Veiga afirma que a falta de uma definição clara de sustentabilidade não pode (e não deve) impedir medidas restritivas por parte do poder público. Um assunto atual de ampla discussão em vários segmentos da sociedade civil moderna.

Saiba mais
Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor
10

Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável

É inegável a importância da responsabilidade social na atualidade, tanto que existe um movimento mundial em torno desse tema. Prova disso são as inúmeras iniciativas promovidas por empresas, entidades organizacionais, ONGs e órgãos vinculados à ONU. O número crescente de códigos de ética, programas de responsabilidade social empresarial e de normas voluntárias atestam o vigor desse movimento. Neste livro, serão discutidas as principais teorias relacionadas à responsabilidade social empresarial. Para cada uma delas será apresentado um breve resumo de sua origem e influências, seguido de uma exposição de suas ideias centrais e, ao final, uma apreciação de suas contribuições e limitações. Além disso, a obra apresenta os principais modelos de gestão da responsabilidade social empresarial, desdobrando as dimensões primordiais (econômica, social, ética e filantrópica) e mostrando as visões atualizadas desses modelos e os importantes movimentos e convergências que propiciaram a organização sustentável.Esta 3ª edição, entre suas novidades, inclui as Metas do Desenvolvimento Sustentável, uma das recomendações aprovadas durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro (Rio+20), em 2012.A obra explica, ainda, as diversas fontes de princípios e diretrizes que os gestores podem usar para estabelecer políticas, objetivos e metas a fim de tratar a responsabilidade social em suas organizações. Discute também alguns instrumentos de gestão considerados adequados para implementar e manter práticas administrativas e operacionais coerentes com as propostas de responsabilidade social, segundo as ideias e propostas do desenvolvimento sustentável.

Saiba mais
Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Confira também algumas das melhores reviews do nosso parceiro mReviews:
mReviews LogoREVIEWS

Mais lidas


Categorias



Confira também algumas das melhores reviews do nosso parceiro mReviews:
mReviews LogoREVIEWS