Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_ENCODING" in /home/storage/e/20/c8/boeken1/public_html/inc/core/inc_gzip.php on line 4
Melhores Livros De Noam Chomsky - Boeken



04/02/2022 09:35:39

Melhores Livros de Noam Chomsky

Selecionamos os melhores livros de Noam Chomsky com venda on-line.

Melhores Livros de Noam Chomsky Avram Noam Chomsky é um linguista, filósofo, sociólogo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como "o pai da linguística moderna", também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica. Chomsky é Professor Emérito em Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e teve seu nome associado à criação da gramática gerativa transformacional. É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, tendo seu nome associado à chamada Hierarquia de Chomsky. Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenômenos da linguagem com uma crítica ao behaviorismo, nos quais a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva, no domínio das ciências humanas. Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica à política externa dos Estados Unidos. Chomsky descreve-se como um socialista libertário. Identifica-se com aquilo que é modernamente compreendido como "anarcossindicalismo", havendo também quem o associe ao anarcocomunismo ou ao comunismo de conselhos. Selecionamos os 10 melhores livros de Noam Chomsky.

1

Quem manda no mundo?

O mais importante ativista intelectual do mundo oferece neste livro um aprofundado exame das mudanças do poder norte-americano, as ameaças à democracia e o futuro da ordem global. Meticulosamente documentado, Quem manda no mundo? é um guia indispensável para entender a situação internacional atual. Com clareza e oferecendo diversos exemplos, Chomsky mostra como os Estados Unidos continuam sendo a voz mais forte, mesmo com a ascensão da Europa e da Ásia. O envolvimento americano com China e Cuba, as sanções contra o Irã, os conflitos no Iraque, Afeganistão e Israel/Palestina, a relação com a América Latina e África e o aquecimento global são alguns dos pontos discutidos no livro. Chomsky escreveu um posfácio sobre a eleição de Donald Trump, o referendo Brexit e a ascensão dos partidos ultranacionalistas de extrema direita na Europa. Sua conclusão é alarmante e preocupante sobre o futuro do mundo.

Saiba mais

Quem manda no mundo?
2

O lucro ou as pessoas?

Reconhecido pelos críticos como um socialista libertário, Chomsky destacou-se na década de 90 por ser o principal crítico do mercado livre. Para ele, o caráter liberal do capitalismo é estruturalmente falho e moralmente maléfico. Uma análise profunda do sistema doutrinário das democracias capitalistas e da ameaça neoliberal encontra-se na obra O Lucro ou as Pessoas? Neoliberalismo e Ordem Global. Neste livro, Chomsky revela perempto-riamente as razões pelas quais o neoliberalismo não pode ser considerado uma novidade. Para ele, trata-se simplesmente de uma versão moderna da opressão dos happy few sobre a grande maioria da sociedade, que tem os seus direitos civis e políticos esmagados. A ordem neoliberal gerou imensas crises políticas e econômicas no Sudoeste da Ásia, Leste da Europa e América Latina. A qualidade de vida em nações desenvolvidas da Europa, no Japão e nos Estados Unidos não está imune aos efeitos nocivos da globalização, e Chomsky prevê tremendas convulsões sociais nos próximos anos, já que as sociedades vivem em considerável turbulência. Segundo o autor, as conseqüências da política neoliberal serão o aumento maciço das desigualdades socioeconômicas, uma maior privação dos povos e países mais pobres em todo o mundo, um terrível crescimento de desastres ecológicos, uma instabilidade econômica global e certamente uma abastança sem precedentes para os ricos e poderosos. O AUTOR Noam Chomsky é professor de lingüística do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde leciona desde 1955. Autor de vários livros e artigos, Chomsky costuma ministrar palestras sobre lingüística, filosofia, história, assuntos contemporâneos e política internacional. Esteve recentemente no Brasil, abrindo com uma palestra o Fórum Social Mundial, quando então foi lançado, esgotando-se a 1ª edição em poucas horas, seu livro 11 de Setembro. Chomsky recebeu vários prêmios nos Estados Unidos e no exterior.

Saiba mais

3

Mídia: Política propaganda e manipulação

Neste livro, Noam Chomsky fala sobre o poder de manipulação que a mídia exerce nos Estados democráticos modernos, os quais procuram fazer que o povo seja impedido de conduzir seus assuntos pessoais e que os canais de informação sejam estreita e rigidamente controlados. Ele diz como essa noção de Estado democrático se desenvolve e por que e como o problema da mídia e da desinformação se insere nesse contexto.

Saiba mais

Mídia: Política propaganda e manipulação
4

Réquiem para o sonho americano

Noam Chomsky lança a luz sobre a questão da ideologia utópica do neoliberalismo. Do documentário da Netflix Em seu primeiro livro sobre a desigualdade de renda, Noam Chomsky faz uma análise crítica dos princípios fundamentais do neoliberalismo e lança seu olhar sobre os fatos econômicos da vida. Quais são os princípios de concentração de riqueza e poder operantes na América? Em Réquiem para o sonho americano, Chomsky dedica um capítulo a cada um desses princípios e acrescenta leituras de alguns dos principais textos que influenciaram seu pensamento para reforçar seus argumentos. O livro mais sucinto e bem-amarrado da longa carreira de Chomsky, Réquiem para o sonho americano se mostra um belo veículo para sua visão corajosa e intransigente, sua perspectiva sobre a realidade econômica e seu impacto no bem-estar político e moral dos Estados Unidos.

Saiba mais

Réquiem para o sonho americano
5

Sobre natureza e linguagem

Noam Chomsky, neste livro, desenvolve seu pensamento sobre a relação entre linguagem, mente e cérebro, integrando a atual feita pelos organizadores Adriana Belleti e Luigi Rizzi. Esta é seguida de alguns textos recentes de Chomsky sobre esses temas juntamente com uma penetrante entrevista, na qual ele oferece uma introdução, das mais claras e elegantes, à atual teoria disponível. Um ensaio sobre o papel dos intelectuais na sociedade e no governo encerra o livro, que é um importante marco no desenvolvimento da teoria linguística.

Saiba mais

Sobre natureza e linguagem
6

Linguagem e mente - 3ª edição

Esta é a tão esperada terceira edição da excepcional coletânea de ensaios de Chomsky sobre a linguagem e a mente. Os primeiros seis capítulos, publicados originalmente na década de 1960, significaram uma contribuição revolucionária para a teoria linguística. Esta nova edição complementa-os com um capítulo adicional e um novo prefácio, trazendo para o século XXI a influente abordagem de Chomsky.

Saiba mais

Linguagem e mente - 3ª edição
7

Que tipo de criaturas somos nós?

Este livro apresenta reflexões com base em toda a vida de um cientista da linguagem sobre as consequências mais amplas de seu trabalho científico. O título desta obra, Que tipo de criatura somos nós?, demonstra exatamente o tamanho dessas consequências. Elas cobrem uma gama impressionante de áreas: linguística teórica, ciências cognitivas, filosofia da ciência, história da ciência, biologia evolutiva, metafísica, teoria do conhecimento, filosofia da linguagem e da mente, filosofia moral e política e, até mesmo, ainda que brevemente, o ideal da educação humana.

Saiba mais

Que tipo de criaturas somos nós?
8

Problemas do Conhecimento e da Liberdade

Originalmente apresentado em Cambridge no ano de 1971. num ciclo de palestras dedicadas a Bertrand Russell. Problemas Do Conhecimento E Da Liberdade é uma síntese do pensamento de Noam Chomsky a respeito de lingüística e filosofia moral. Dividido em duas partes. o livro expõe também suas veementes críticas políticas acerca da guerra travada pelos Estados Unidos no Vietnã. Em "Interpretar o mundo". artigo que abre o livro. Chomsky retoma o trabalho da vida de Russell - a incansável busca pelos princípios empíricos da compreensão humana - para traçar um panorama filosófico geral. com referências a David Hume. Ludwig Wittgenstein. Wilhelm von Humboldt e outros. a cujos comentários acrescenta importantes observações. No segundo artigo. apropriadamente intitulado "Mudar o mundo". Chomsky aplica esses conceitos aos temas que ocupariam a maior parte de seus trabalhos sobre política nesse período: crítica aos confrontos na Indochina e à ideologia da Guerra Fria por trás deles; desaprovação ao Pentágono como centro único de tomada de decisões nos Estados Unidos e à crescente influência de corporações multinacionais nesses círculos; censura à politização das universidades americanas durante os anos do pós-guerra. Além disso. Chomsky apresenta uma análise contundente da crise dos mísseis cubanos e da política externa de Richard Nixon. Prefaciado pela escritora indiana Arundhati Roy. Problemas do conhecimento e da liberdade é um livro lúcido e estimulante. o primeiro de Chomsky a reunir seu trabalho como lingüista e pensador político. É também uma de suas primeiras obras publicadas. na qual se antevê com clareza uma trajetória genial.

Saiba mais
Problemas do Conhecimento e da Liberdade
9

Crise climática e o Green New Deal global: a economia política para salvar o planeta eBook : Chomsky, Noam, Pollin, Robert, Polychroniou, C. J., Mattos, Bruno Cobalchini: Amazon.com.br: Livros

Neste livro, Noam Chomsky, um dos mais importantes intelectuais públicos do mundo, e Robert Pollin, um economista progressista de renome, mapeiam as consequências catastróficas das crescentes e descontroladas mudanças climáticas – e apresentam um plano realista de superação: o Green New Deal.Por que será que temos mais facilidade de imaginar o fim do mundo do que uma mudança positiva? Argumentando contra o equivocado medo dos supostos desastre econômico e desemprego em massa, decorrentes da transição para uma economia verde, Chomsky e Pollin mostram como a incansável máquina de propaganda da indústria de combustíveis fósseis e suas campanhas de obscurecimento favorecem o negacionismo climático e estressam a imaginação.A humanidade deve parar de queimar combustíveis fósseis dentro dos próximos trinta anos, e deve fazê-lo de uma forma que melhore o padrão de vida e as oportunidades para os trabalhadores. Esse é o objetivo do Green New Deal e, como os autores deixam claro, é inteiramente viável. A mudança climática é uma emergência que não pode ser ignorada. Este livro mostra como isso pode ser superado politica e economicamente.

Saiba mais
Crise climática e o Green New Deal global: a economia política para salvar o planeta eBook : Chomsky, Noam, Pollin, Robert, Polychroniou, C. J., Mattos, Bruno Cobalchini: Amazon.com.br: Livros
10

Estados Fracassados

Reiteradamente. os Estados Unidos têm afirmado o seu direito de intervir militarmente contra os "Estados fracassados" de todo o mundo. Nesta tão esperada continuação de seu bestseller internacional O Império Americano. Noam Chomsky vira o jogo. mostrando como os Estados Unidos possuem. eles próprios. as mesmas características de outros Estados fracassados - tornando-se uma ameaça crescente para seu povo e o mundo inteiro. Estados fracassados. diz Chomsky. são aqueles que não têm capacidade de "proteger seus cidadãos da violência. e até da destruição" e que "se consideram fora do alcance das leis nacionais e internacionais". Ainda que formalmente democráticos. observa Chomsky. os Estados fracassados padecem de graves "déficits de democracia" que esvaziam suas instituições democráticas de real conteúdo. Examinando os mais recentes desenvolvimentos da política externa e interna dos Estados Unidos. Chomsky revela os planos de Washington para militarizar o planeta inteiro. aumentando enormemente os riscos de uma guerra nuclear; avalia as perigosas conseqüências da ocupação do Iraque. que provocou a indignação mundial com os Estados Unidos; documenta a auto-isenção de Washington em face das normas internacionais. dentre elas a Carta das Nações Unidas e a Convenção de Genebra. bases do direito internacional contemporâneo. e o Protocolo de Kioto; e examina como o sistema eleitoral norte-americano está concebido para eliminar alternativas políticas autênticas. impedindo por completo a democracia substantiva.

Saiba mais
Estados Fracassados

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


mReviews LogoREVIEWS

Mais lidas


Categorias



mReviews LogoREVIEWS