
Clara dos Anjos conta a história de Clara, uma jovem mulata que se apaixona por Cassi Jones, um malandro carioca de pele clara. No cenário dos subúrbios do Rio de Janeiro, Lima Barreto critica os preconceitos raciais e sociais, expondo a vulnerabilidade das mulheres negras diante da sociedade machista e racista.
A bela e inocente Clara, uma mulata pobre do subúrbio, conhece Cassi Jones, um malandro sedutor de classe média. Apesar da vigilância incessante dos pais, ela sucumbe aos galanteios de Cassi e assim inicia-se um romance rápido e furtivo, que traz consequências trágicas e desastrosas. Ao ambientar a trama nos bairros da periferia do Rio de Janeiro, Lima Barreto ressalta a miscigenação cultural e o sincretismo religioso ali presentes. Assim evidencia as diferenças de classe e o preconceito racial e socioeconômico da sociedade e das instituições do início do século XX.
Os conteúdos deste site têm caráter informativo e opinativo e refletem critérios editoriais próprios, voltados à literatura, livros e autores. Em alguns posts que incluem links para obras ou produtos relacionados, podemos receber comissões por meio de links de afiliados, sem custo adicional ao leitor e sem qualquer influência nas avaliações. Nosso objetivo é compartilhar informações claras e atualizadas para orientar suas escolhas, mas a decisão final de compra é sempre do leitor.